ARTIGOS

Liderança Metas SMART

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Todo mundo sabe o que são metas, muitos já escrevem-nas em papéis e planilhas, mas poucos conseguem alcançar tudo o que estabelecem como metas para si mesmos. E a razão não é incompetência. Todos podemos ir muito mais longe. A maior razão de tantos sonhos e desejos deixados de lado é a (in)definição de metas. Há um jeito rápido de se aprender a estabelecer metas e, assim, aumentar em muito as suas chances de sucesso.

A primeira vez que ouvi falar de metas SMART foi em um curso do SEBRAE chamado Empretec. O conceito é simples e mais uma prova de que o simples faz um grande diferença em nossas vidas. SMART significa ESPERTO em inglês e é uma grande dica para elaboração de metas ESPERTAS, que devem ser construídas com base em cinco atributos: S (Específico), M (Measurable ou Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal). Veja a seguir uma breve explicação sobre cada um:

S (Específico)

O primeiro elemento para a construção de uma boa meta é considerar que ela deve ser muito específica. Quanta mais clara ela for para outras pessoas, também será para nós mesmos.

É muito comum a meta “Quero ter uma vida mais saudável.” O que isso quer dizer? Redução de gorduras e açúcar? Rotina de exercícios? Quais exercícios? Querer uma vida mais saudável não é uma meta específica. Já “fazer atividade física na academia três vezes por semana” já é algo mais claro.

Quanto mais especificidade você conseguir, maiores as chances de você focar em sua meta e empreender as ações para atingi-la.

Para ajudar, tente responder às seguintes perguntas:

  • O que eu quero com essa meta?
  • Quem é responsável por ela?
  • Onde ela deve ser realizada?
  • Como ela será batida?
  • Por que ela existe?

M (Mensurável)

O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Portanto, depois de especificar nossa meta devemos ser capazes de mensurá-la. Para toda meta escrita, é preciso determinar o indicador pelo qual iremos verificar sua evolução todos os meses e também a fonte oficial de medição deste indicador. Retornando ao exemplo de vendas: o indicador seria o valor real de faturamento apurado todos os meses, cuja fonte deve ser o sistema que a empresa utiliza para faturar seus produtos ou serviços.

Para ajudar, experimente responder às seguintes perguntas:

  • Quanto é o resultado esperado da minha meta?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-la?

A (Atingível)

De nada adianta construir uma meta que é impossível de ser atingida. Os efeitos dessa meta serão devastadores porque causarão frustração e desmotivação. Tão importante quanto ousar na construção de suas metas é assegurar-se de que são alcançáveis. Se o objetivo for muito ambicioso, experimente definir metas mais modestas que possam dar conta das diferentes etapas.

Experimente:

  • Analisar seus últimos feitos para verificar se a meta é atingível.
  • Conversar com diferentes pessoas sobre o seu projeto também ajudará a verificar se a meta é factível.

R (Relevante)

Uma meta, para ser relevante, deve impactar diretamente a área da vida que você deseja desenvolver, seja ela profissional ou pessoal.

Portanto, olhe para a área da vida que esta meta irá impactar e tente vinculá-la ao resultado extraordinário que deseja. Tome cuidado com metas que não são relevantes e não levam a lugar nenhum: você nunca se esforçará o suficiente para alcançá-las.

T (Temporal)

Uma meta sem prazo é uma meta que nunca será alcançada, portanto sempre associe uma meta a um período de tempo em que ela deve ser realizada.

Lembre-se: “O impossível pode ser dividido em vários passos possíveis.”

Comentários

Comentários